segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Dormir tarde favorece o ganho de peso em adolescentes e adultos

Adolescentes e adultos que dormem tarde têm mais chances de engordar. É o que aponta um estudo do departamento de psicologia da Universidade da Califórnia, Estados Unidos. A pesquisa contou com a participação de 3.343 adolescentes de 1994 a 2009.
Travesseiro - Getty Images
Os pesquisadores observaram que cada hora de sono perdido ao longo dos anos favorece um aumento do Índice de Massa Corpórea. Também foi constatado que mesmo que a pessoa durma a mesma quantidade de horas e pratique exercícios, o fato dela dormir mais tarde ainda afeta o Índice de Massa Corpórea. click e saiba mais

Contudo, o consumo de fast foods mostrou-se como um fator que também contribui para a alteração do IMC em jovens que vão dormir mais tarde. 
A seguir, veja dicas para combater a insônia:  
Escolha o melhor travesseiro
Ao pensar em um bom travesseiro, é importante sempre levar em conta a posição em que você dorme. "Ao deitar-se de lado, é importante que ele seja mais alto, para que o pescoço fique alinhado com resto da coluna. Agora, se você deita de barriga para cima, o ideal é usar um travesseiro mais baixo, para que a cabeça não fique muito acima", considera o ortopedista Cássio Trevizani, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Agora, se sua posição favorita é de bruços, o ideal é não usar travesseiro nenhum.
Porém, essas regras se invalidam caso você tenha algum problema específico de saúde. "No caso de doenças associadas como o refluxo gastroesofágico e também algumas cardiopatias, a recomendação por travesseiros mais altos é feita", recomenda Daniel Inoue, médico especialista em Medicina do Sono do Hospital Santa Cruz de São Paulo. 
Quanto ao material, vale escolher o que você preferir. Alguns conservam suas características por mais tempo, como o de viscoelástico, por exemplo. Mesmo assim, sempre que você perceber que o travesseiro está ficando mais baixo, o ideal é comprar outro. "A troca deve ser feita quando apresentarem deformidades ou algum tipo de incômodo para a pessoa dormir", alerta Inoue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário